protesto de título é um ato público e extrajudicial, efetuado por um tabelião – que tem fé pública, que ocorre quando uma pessoa física ou jurídica não cumpre o pagamento de um título no prazo estabelecido e o credor registra essa impontualidade em cartório.

Para quem tem dúvidas sobre a sua legalidade, o protesto de título é regulamentado pela Lei nº 9.492/97 e fiscalizado pelo Poder Judiciário.

Uma das grandes vantagens do protesto de título é o fato dele possuir um elevado índice de recuperação de crédito. Segundo dados oficiais do IEPTB-SP, 60% dos títulos encaminhados a protesto são pagos em até cinco dias úteis. Ou seja, o serviço é rápido, fácil e econômico.

Outro ponto positivo, está no fato de beneficiar não só o credor, mas toda a sociedade. Afinal, ao resgatar uma dívida, os cartórios ajudam a impulsionar também o crescimento da economia.

Além disso, ele traz mais segurança nas relações de crédito, uma vez que ajudam na diminuição do acréscimo de juros sobre o preços de produtos e serviços.

E mais: os cartórios de protesto funcionam também como uma ferramenta indispensável para desafogar o Judiciário, pois contam com o respaldo da lei, sem necessitar da estrutura dos tribunais.

Aplicativo dos Cartórios de Protesto de São Paulo, disponível nas lojas App Store (iOS) e […]
O protesto de título é um ato público e extrajudicial, efetuado por um tabelião – que tem […]
Muita gente já se viu diante da seguinte situação: precisava resolver algum problema e não […]